A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento indispensável para contar o histórico do trabalhador e das suas contribuições previdenciárias, sendo requisitada em circunstâncias variadas, como no agendamento seguro desemprego e na aposentadoria.
Dois órgãos do Estado de São Paulo podem fazer esse documento para o cidadão: o Poupatempo e o Sistema Nacional de Empregos (SINE).
O documento é feito em poucos minutos, mas os dois lugares só o emitem com agendamento.
Carteira de trabalho no SINE
O SINE é controlado pelo Ministério do Trabalho e Emprego e tem unidades em cada Estado. Assim, o primeiro passo é o cidadão saber onde está o SINE mais próximo e ele pode descobrir no site do governo estadual ou ligando para a Prefeitura.
Depois, o paulista deve ligar para o SINE e pedir um agendamento para a carteira de trabalho; se não for atendido pelo telefone, o trabalhador terá de marcar a emissão pessoalmente, levando documentos pessoais e uma foto 3×4 digitalizada.
Carteira de Trabalho no Poupatempo
O trabalhador acessará www.poupatempo.sp.gov.br e clicará em “agendamentos”. O Poupatempo apresentará todos os dias e horários disponíveis, além de unidades, e também os documentos que se deve levar. Se o cidadão não puder agendar no site do Poupatempo, poderá agendar pessoalmente.
Cuidados na emissão da Carteira de trabalho
A pessoa que fez o agendamento no SINE ou no Poupatempo e não poderá estar presente deve cancelá-lo pelo site ou pelo telefone.
É importante que haja antecedência para que outros cidadãos possam usar aquele horário. Para quem faz o agendamento no site do Poupatempo, deve-se tirar print das informações ou uma foto, para a eventualidade de haver confusões de horários.
A foto digitalizada que o trabalhador levará será 3×4 e é preciso não estar com chapéus e outros adereços dessa natureza.
É preciso que a sua roupa seja de cor escura para que fique bem distinta do fundo.
Ainda que o cidadão não perca a sua CTPS ou a tenha furtada ou roubada, é possível que ele precise de outra porque todas as folhas estão cheias: isso é chamado de continuação da carteira de trabalho e também é feita no SINE e no Poupatempo.
Emite-se a carteira de trabalho de graça e, se for a continuação, a carteira já completa precisará ser levada. Se for segunda vida e se havia registros já feitos, deve-se levar o número do PIS/PASEP.
perdi a minha. o que faço?