Como dar entrada no seguro-desemprego pelo Poupatempo

Para as pessoas que estão desempregadas, é possível contar com o benefício do seguro desemprego, para que consiga ter um sustento ao longo do período necessário, até que consiga uma nova oportunidade de trabalho.

Se você precisa saber como dar entrada no seguro desemprego pelo Poupatempo, hoje vamos te ensinar esse procedimento fácil e rápido para que consiga ter acesso a este benefício.

O que é o seguro desemprego

Sabemos que nos dias atuais muitas pessoas encontram a dificuldade de se restabelecer profissionalmente, o que acaba trazendo algumas dificuldades para a família que não conta mais com um salário fixo.

Pensando nisso o Governo disponibiliza um valor em dinheiro para que a pessoa consiga manter os gastos mensais de sua casa, durante um determinado período. Esse valor repassado para o trabalhador é denominado seguro desemprego.

No entanto, não é qualquer pessoa que pode ter acesso a este seguro em qualquer momento de sua vida. Existem algumas exigências que devem ser cumpridas para que o valor seja repassado.
Confira abaixo uma lista breve para saber quem tem direito ao seguro desemprego:

  • Trabalhador formal e doméstico, em virtude da dispensa sem justa causa, ou mesmo dispensa direta;
  • Trabalhador formal que possua o seu contrato de trabalho suspenso devido a participação de curso ou programa de qualificação profissional que seja oferecido pelo empregador;
  • Pescador profissional durante o período do defeso;
  • Trabalhador resgatado da condição semelhante à de escravo.

Essas e outras informações sobre as pessoas que tem acesso ao seguro desemprego, você pode consultar no site caixa.gov.br.

Solicitar seguro desemprego através do Poupatempo

Poupatempo agendamento seguro desemprego

Se você está em uma das situações que foram citadas acima e necessita solicitar a sua parcela do seguro desemprego, saiba que esta solicitação pode ser realizada através do Poupatempo, de um modo muito simples e prático.

Poupatempo não é responsável pelo cadastro e liberação do auxílio para o trabalhador, no entanto é um facilitador, para que todos os documentos e pedidos necessários possam ser encaminhados para o MTE através da Secretaria do Emprego e das Relações do Trabalho (SERT), órgão responsável pelos processos.

A solicitação do seguro desemprego deve ser feita através dos postos de atendimento do Poupatempo. Para que você seja tendido, é necessário realizar o poupatempo agendamento seguro desemprego através da plataforma do programa, que pode ser tanto pelo site ou pelo aplicativo.

Escolha a melhor opção e agende o seu horário. Os atendimentos só são realizados com reserva antecipada.

Tanto no site como no aplicativo, você precisa realizar o seu cadastro, caso ainda não tenha, e logo depois selecionar o serviço seguro desemprego e escolher a unidade mais próxima a sua residência.

Selecione a data e o horário que você poderá comparecer e confirme o seu agendamento.

Após realizar a impressão do protocolo, basta comparecer na data e horário selecionados, com o número do protocolo apresentado no momento do agendamento, e os documentos necessários para que seja possível dar entrada no seguro desemprego.

O valor do auxílio assim como a quantidade de parcelas que serão pagas, devem ser conferidas após a realização do atendimento nos postos do Poupatempo.