A pericia INSS é o momento em que o médico do instituto examina o cidadão incapacitado para o trabalho. Pessoas nessa situação podem solicitar auxílio financeiro do INSS. O médico-perito analisará o histórico, as sequelas e os exames feitos pelo paciente e, após a perícia, autoriza ou não o prosseguimento do pedido.
A perícia serve para verificar a incapacidade para trabalho e se as sequelas sofridas são temporárias ou permanentes. Essas são as três situações em que é necessário fazer a perícia médica:
- Caso a sequela seja temporária e impossibilite o trabalho: o benefício a ser pago é o auxílio-doença;
- Já o auxílio-acidente será devido a quem teve alguma sequela permanente, mas que, ainda assim, pode continuar trabalhando, mesmo sendo em outra função. O auxílio-acidente funciona como se fosse uma indenização.
- No terceiro caso, a sequela é permanente e voltar ao mercado de trabalho é impossível. Nessa situação, o INSS pagará a aposentadoria por invalidez.
Nenhum desses benefícios é aprovado sem o comparecimento na perícia na data agendada. Essa visita ao INSS é o primeiro passo para quem quer receber algum auxílio em situações em que sua força de trabalho foi prejudicada.
Como agendar a perícia no INSS
Para agendar a perícia médica, você pode ligar para a Central de Atendimento do INSS (135) e marcar por telefone. Tenha em mãos seus documentos de identificação e a carteira de trabalho.
É possível também marcar a data pela internet, no computador, celular ou tablet, sem precisar perder tempo aguardando atendimento pelo telefone. Siga esses passos:
- Acesse o site: https://www2.dataprev.gov.br/sabiweb/agendamento/inicio.view#sabiweb;
- Selecione seu Estado e cidade e agência INSS próxima;
- Clique em Próximo;
- Inclua seus dados (incluindo o NIT ou PIS/PASEP);
- Clique em Avançar;
- Selecione o local da perícia;
- Clique em Confirmar;
- Pronto! Sua perícia está marcada para o data no cabeçalho do documento.
Como consultar a data agendada
Depois da consulta marcada, você pode acessar a qualquer momento a data da sua perícia e tirar dúvidas. Para isso, basta:
- Acessar o site https://www2.dataprev.gov.br/sabiweb/consulta/inicio.view#sabiweb;
- Informar o número de benefício ou do requerimento;
- Informar a data de Nascimento;
- Nome completo e CPF da pessoa que requer o benefício;
- Clique em confirmar;
- A data agendada será informada na tela.
Também serão exibidos outros detalhes da perícia, como local e horário. Se possível, imprima esse documento.
Infelizmente não há a opção de escolher a data da perícia. Lembramos que é importantíssimo ir à agência do INSS no dia indicado. O INSS tem restrições sérias para quem não comparece a uma perícia agendada: a nova data só poderá ser marcada depois de 7 dias, de acordo com o site do INSS. Já a Central 135 nos informou que o prazo para remarcação é de 30 dias. Não é bom perder a consulta em nenhum dos dois casos.
Caso você já saiba que não será possível se apresentar na data indicada pelo site, vale cancelar a perícia. Esse cancelamento só é feito na Agência do INSS em que o exame aconteceria, segundo informações da Central 135.
Documentos para apresentar na perícia
Depois de marcada a data, é hora de se apresentar na agência do INSS. Para não correr o risco de ter o benefício negado por falta de documentação,confira o que levar:
- Documentos básicos (carteira de identidade e comprovante de residência);
- Comprovante de agendamento da perícia;
- Carteira de Trabalho (CTPS);
- Comprovantes de tempo de trabalho;
- Atestado médico, contendo a CID – Classificação Internacional de Doenças, a espécie da incapacidade e a data de início/agravamento da incapacidade;
- Quaisquer documentos que confirmem a limitação ou enfermidade, como atestados médicos, receitas, exames, laudos e comprovantes de internamento.
Pegue as dicas e não perca a data da sua perícia médica no INSS! Ficou com mais alguma dúvida? Escreve pra gente nos comentários!