Conteúdo do artigo
Se você mora em Porto Alegre e perdeu, extraviou ou teve sua CNH roubada, com certeza vai precisar tirar a segunda via da carteira de habilitação.
A segunda via da CNH se caracteriza por um documento igual ao documento que por algum motivo, não está mais em posse do seu dono, mas ainda está na validade e possui valor judicial.
Como solicitar a 2ª via da CNH?
Para solicitar a 2ª via da CNH em Porto Alegre, é muito simples, e você precisará seguir apenas 4 passos. Vamos conhecê-los.
Passo 1: Embora o detran rs ipva seja o órgão responsável pela carteira de habilitação, será necessário comparecer a um Centro de Formação de Condutores (CFC) próximo a sua residência.
Passo 2: Você deve entregar a documentação necessária.
Passo 3: Ao entregar a documentação, você receberá GAD-E para pagamento da taxa de expedição. A Taxa atualmente possui um valor de R$ 57,59. Importante lembrar que a GAD-E pode ser emitida antecipadamente através do site DentranRS.
Passo 4: Efetuar o pagamento da GAD-E em um dos banco conveniados, eles são: Banco do Brasil (somente para correntistas), Caixa Econômica Federal (Lotéricas e agências) Banrisul, Bradesco, Santander ou Sicredi.
Caso você tenha sido assaltado ou furtado, e tenha em posse o Boletim de Ocorrência, poderá solicitar a isenção da taxa de expedição.
Documentos Necessários
Como falado no passo 2, você deve entregar alguns documentos na CFC, confira uma lista com esses documentos:
Documento de identificação do condutor e cópia;
Cópia do CPF ou comprovante de inscrição da Receita Federal;
Em caso de roubo, extravio ou perda, apresentar boletim de ocorrência;
Comprovante de residência e cópia ou declaração de residência (caso o endereço seja o mesmo do último serviço, não é exigido o comprovante de residência).
Prazo
Realizado os 4 passos, a segunda via da CNH leva cerca de cinco dias úteis para ficar pronta, devendo ser retirada no CFC.
Segunda opção para a CNH
Lançado há pouco tempo, a CNH-e tornou-se uma boa opção para quem não deseja arriscar perder ou ter sua CNH furtada, afinal, são tantas burocracias que realmente se tornam um incômodo.
A CNH digital é um aplicativo para smartphone que possui todas as informações da carteira de habilitação física e possui o mesmo valor jurídico.
Ela pode ser usada junto da CNH física ou sozinha, no entanto, o condutor que optar por usar apenas a CNH-e deve prestar atenção no seu smartphone, pois, se ele estiver descarregado, será considerado como se o condutor estava portando o documento.
Requisitos para a CNH-e
Para solicitar a CNH-e, é preciso cumprir alguns requisitos, como:
- Sua CNH deve conter QR Code impresso no verso e estar dentro da validade. (Para conter o QR Code, é preciso que a habilitação tenha sido emitida ou renovada a partir de 02 de Maio de 2017);
- Deve se cadastrar no portal único do Governo Federal;
- Baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Antes de realizar o download, confira se a empresa responsável é a SERPRO. O aplicativo está liberado na Apple Store e Google Play Store.