Conteúdo do artigo
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi em criado em 1986 durante a 8ª Conferência Nacional de Saúde.
A criação foi um processo lento e gradativo, não se pode dizer ao certo que foi um processo de criação rápido e decisivo, uma vez que antes do Sistema Único de Saúde existia um outro serviço que era disponibilizado aos servidores públicos.
O INAMPS (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social) era um serviço público oferecido aos servidores públicos.
Os indivíduos que não possuíam acesso ao serviço necessitavam ser atendidos por um serviço de saúde paralelo aos presentes na época, serviços esses que poderiam ser encontrados em sistemas públicos de saúde municipal e estadual.
O que é o SUS?
O Sistema Único de Saúde (SUS) é o sistema público de saúde disponibilizado no Brasil, que se baseia em um modelo britânico chamado National Health Service.
Foi criado no início do período da redemocratização, e visa a ampliação e o acesso à saúde pelas classes sociais de menor poder aquisitivo.
É reconhecido internacionalmente como um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo.
O sistema funciona com o financiamento público, dinheiro proveniente da União, para o acesso da população aos serviços.
Como ter acesso aos serviços do SUS?
Para ter acesso aos serviços, é recomendável que o indivíduo possua o cartão do SUS para poder acessar serviços que exigem um maior tempo de agendamento ou necessitam que o solicitante fique na lista de espera.
Nem todos os cidadãos sabem se já possuem um cartão ativado, por isso, é possível fazer a consulta cartão sus pelo nome ou pelo CPF em qualquer unidade de atendimento.
Em casos de emergência, qualquer indivíduo pode ter acesso ao sistema de saúde.
Como fazer o cartão do SUS?
Para o indivíduo fazer o cartão do SUS, o solicitante precisa apenas comparecer a uma instituição de saúde, seja hospitais públicos, postos de saúde ou pontos de acessos definidos pelo município, e solicitar o cartão do SUS.
É importante lembrar que é necessário levar alguns documentos, são eles: Cadastro de Pessoa Física (CPF), Registro Geral (RG) e Certidão de Nascimento ou Casamento, quando for o caso.
Em casos onde o indivíduo por algum motivo perde seu cartão do SUS, é necessário tirar a segunda via.
Para poder ter acesso à segunda via, o cidadão apenas precisa entrar no site do portal cidadão, e acessar o sistema.
Caso seja o primeiro acesso, o indivíduo precisa criar um cadastro, feito isso, será necessário apenas solicitar a opção segunda e via e imprimir.
Direitos dos usuários do SUS
O Portal da Saúde, disponibilizado na internet, é um site oficial do governo. Lá é possível ter acesso à Carta do Direitos dos Usuários do Sistema Único de Saúde.
Dentre os direitos estabelecidos, estão:
- Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado ao sistema de saúde.
- Todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema.
- Todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação.
- Todo cidadão tem direito a tratamento que respeite a sua pessoa, seus valores e seus direitos.
- Todo cidadão também tem responsabilidades para que seu tratamento aconteça de forma adequada.