Dicas de como economizar energia

Enquanto o consumo final de energia no setor residencial aumentou apenas 1,7% entre 2002 e 2013, o consumo de eletricidade explodiu no mesmo período, aumentando 23,7% apesar dos dispositivos que consomem cada vez menos energia!

Em questão, a multiplicação do número de equipamentos elétricos nas residências, o aumento do seu dimensionamento e a duração do uso, mas também os usos nem sempre são muito econômicos.

Quando não se sabe qual o seu real consumo, o ideal é emitir uma eletropáulo segunda via para saber quais são os reais gastos da sua fatura, e a partir disso, mudar seu estilo de vida.

Conheça nesta matéria 3 dicas que vão mudar o consumo de energia na sua casa!

Adote os comportamentos certos na cozinha

A culinária é responsável por uma média de 7% do gasto energético das famílias. No entanto, várias dicas podem reduzir sem esforço o consumo de energia da cozinha.

Lembre-se de cobrir as panelas e usar as placas apropriadas de acordo com o tamanho dos utensílios, permitindo, por exemplo, uma economia não insignificante.

Também é importante adaptar seus utensílios aos seus hábitos de cozinhar:

Para ferver água, opte pela chaleira, com pouca energia voraz.

Para cozinhar seus vegetais, a panela de pressão será até 60% mais econômica que as panelas elétricas.

Da mesma forma, se você costuma usar os cooktops por períodos curtos, opte pelo cozimento por indução.

Se você é um entusiasta de bolos, opte por um forno de convecção que permite cozinhar vários pratos ao mesmo tempo. Um forno misto (forno + micro-ondas) também reduzirá seu consumo de eletricidade em 66 a 75%.

Limite o consumo de suas máquinas de lavar

Todos os aparelhos relacionados à lavagem respondem por 33% da eletricidade específica consumida pelas residências com uma secadora, além de máquinas de lavar e lava-louças.

Somente a secadora consome 17% da eletricidade específica gasta; para reduzir sua conta de eletricidade, é altamente recomendável se concentrar na secagem de roupas ao ar livre.

Quando isso não for possível, opte por um dispositivo com um sensor de umidade que desligue ou hiberne automaticamente após a secagem e torça a roupa adequadamente antes de colocá-la lá.

Mesmo que sua máquina de lavar consuma relativamente pouca eletricidade, você ainda pode limitar a parte da sua conta devido a ela, não recorrendo sistematicamente à pré-lavagem.

Da mesma forma, se a máquina de lavar louça for considerada mais econômica do que lavar a louça manualmente enquanto deixa a água correr, ela deve ser enchida sistematicamente antes do uso.

Por fim, não se esqueça de limpar regularmente os filtros e as juntas de suas máquinas de lavar para garantir um ótimo funcionamento.

Escolha os dispositivos de mídia com maior eficiência energética

Segunda fonte de consumo específico de eletricidade, os dispositivos multimídia estão se multiplicando nas residências. Para limitar seus custos de eletricidade, é importante selecionar os aparelhos mais econômicos.

As TVs de cristal líquido, por exemplo, consomem menos energia do que aquelas com uma tela de plasma.

Da mesma forma, é aconselhável favorecer o uso de laptops, que requerem entre 50 e 80% menos energia que as estações fixas, e as impressoras com jato de tinta que não precisam de pré-aquecimento.

Em geral, os dispositivos multifuncionais consumirão menos do que a soma dos dispositivos que substituem: uma impressora que combina scanner, fax e fotocopiadora exigirá 50% menos energia do que todos esses dispositivos tomados individualmente.

Por fim, os carregadores de telefone ou laptop podem continuar consumindo eletricidade, mesmo que a carga esteja completa e eles não estejam mais conectados a um dispositivo, sempre os desconecte.