Conteúdo do artigo
O corpo humano tem necessidade de diferentes substâncias para funcionar com harmonia e uma delas é pouco conhecida pela maioria das pessoas.
Trata-se das Saponinas, das quais muita gente não ouviu falar, mas que estão na composição de produtos famosos, como o Tribulus Terrestris.
Saber mais sobre os benefícios das saponinas é uma ótima maneira de conquistar mais energia para as tarefas diárias e de manter o organismo com as suas funções em dia.
O que as saponinas fazem pelo organismo?
Quando os níveis de saponina estão adequados, o indivíduo se beneficia com a diminuição do colesterol ruim, por exemplo, que é uma das causas do infarto e de acidente vascular cerebral.
Isso acontece porque essa substância atua sobre a gordura que boa parte dos alimentos possui, fazendo com que a maioria não seja absorvida.
A consequência é que as veias e artérias ficam desobstruídas, permitindo que os fluxos de sangue passem facilmente.
O consumo frequente de saponina também permite que as células do corpo se renovem com mais facilidade.
Dessa maneira, os seus tecidos e órgãos funcionam melhor por mais tempo até mesmo em pessoas de idade mais avançada.
Esse benefício é decorrente da ação antioxidante observada nas saponinas e ressalta-se que a desaceleração do envelhecimento celular é notada no exterior do corpo também, até mesmo na pele.
Saponinas para problemas sexuais masculinos
Existe uma razão para que as saponinas sejam ingredientes de estimulantes sexuais: é porque, normalmente, elas despertam o desejo masculino, além de facilitar a ereção.
É por causa disso que elas estão em produtos que asseguram tratar da disfunção erétil, como o Tribulus Terrestris, já citado aqui.
Contudo, destaca-se que o homem que usa um repositor de saponinas também precisa ficar atento aos cuidados com a sua saúde, pois a sua condição mental e clínica afeta muito o desempenho sexual.
Onde encontrar saponinas na alimentação
Diferentes frutas, grãos e vegetais têm concentrações razoáveis de saponinas e podem ser incorporadas à dieta de homens e mulheres, trazendo benefícios importantes para ambos.
Alguns dos alimentos que funcionam como melhores fontes dessa substância são:
- Aspargo;
- Favas;
- Brotos de feijão;
- Vagem;
- Grão-de-bico;
- Saboeiro;
- Batata;
- Aloe vera;
- Castanha-da-índia;
- Quilaia;
- Gilbarbeira;
- Alho;
- Gergelim;
- Espinafre;
- Feijão branco;
- Soja;
- Berinjela;
- Juazeiro;
- Erva-mate;
- Ginseng;
- Centella asiática;
- Alcaçuz;
- Ervilha;
- Lentilha;
- Amendoim;
- Feijão cozido;
- Quinoa;
- Jambolão;
- Jacarandá-de-sangue;
- Guaraná;
- Polígala;
- E outros
Como fazer uso das saponinas?
A adição de saponinas na dieta precisa ser feita com cuidado, inclusive porque elas podem soltar o intestino.
Por isso, quem faz uso de Tribulus Terrestris ou de outro suplemento que já tenha essa substância não precisa se preocupar.
Para quem prefere consumir saponinas na alimentação, o ideal é comer uma vez por dia algo do que foi listado acima: o feijão cozido no almoço e um chá de erva-mate à tarde, por exemplo.
É claro, contudo, que se deve levar em conta eventuais intolerâncias do organismo e quem tem doença crônica deve comunicar antes ao seu médico sobre a intenção de repor os níveis de saponina.